top of page

    A realização do presente e-portfólio resulta das nossas intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional VI na valência Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
    Estas intervenções pedagógicas contribuíram, uma vez mais, para apreendermos coisas novas, vivermos experiências e situações únicas, para além de crescermos em termos pessoais e profissionais.
    A oportunidade que tivemos de preparar e desenvolver as atividades pedagógicas e as aulas para estas crianças, todas tão diferentes, especiais, cheias de vida e vontade de aprender, despertou-nos um gosto emotivo para tentarmos conhecê-las um pouco melhor, compreendê-las na sua essência bem como para colocarmos em prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico e irmos para além das nossas expetativas. 
    Após a finalização da intervenção pedagógica não nos restou dúvidas de que esta foi-nos extremamente útil e revestiu-se de particular importância na medida em que serviu para aprendermos e crescermos, colmatarmos alguns dos nossos receios enquanto futuras profissionais bem como para refletirmos e atendermos a determinados aspetos que são cruciais para o desenvolvimento de uma boa prática pedagógica. Assim, estas intervenções possibilitam-nos estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática.
    Elucida-se que esta prática pedagógica envolveu uma grande aprendizagem para todos os partícipes e que foi desenvolvida num bom clima, razão pela qual apreciámos e agradecemos o trabalho, a cooperação e a amabilidade da educadora cooperante da Sala Amarela do Complexo Escolar da D. Olga de Brito como também da professora cooperante da turma do 4.º A da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada. Foi com grande afeto, paciência e tolerância que dia após dia fomos amontoando pedra sobre pedra, a fim de construir uma obra que esperamos vir a inaugurar da melhor maneira, junto daqueles que tornaram possível tudo isto acontecer.
    Foi satisfatório e muito gratificante terminarmos as nossas intervenções pedagógicas com aquela que consideramos ser a forma mais bela de agradecimento - com um grande sorriso e palavras bonitas e confortantes que nos encheram a alma para o futuro, “As professoras quando é que vêm agora?” (Olga, 11 anos) e “Adorei tanto o que fizemos durante estas aulas.” (Alfredo, 9 anos). São gestos assim, simples e sinceros, que são necessários e que nos dão a certeza de um amanhã melhor bem como que nos permitem constatar que não só estas crianças nos marcaram como também nós marcamo-la e contribuímos para o seu enriquecimento, crescimento e desenvolvimento.
    Cada atividade das nossas intervenções por nós pensada e desenvolvida envolveu as crianças no seu todo e foi ao encontro dos seus gostos e interesses, enfim envolvemo-nos numa mescla de sentimentos e ações que teve um único propósito - fomentar a qualidade e o resultado final desta viagem até ao mundo da aprendizagem.

bottom of page